[Clipagem] Computadores Fazem Arte

Matéria do Diário de Pernambuco, dia 22/03/2010.

A matéria na íntegra está disponível aqui.

(…)

“Mais interessante que os seminários, cujas ideias podem ser bem aproveitadas (ou não), o laboratório de arte no computador, para resumir e simplificar seu objetivo, promete deixar um legado mais consistente, nesta Semana Chico Science. O Laboratório de Computação e Arte (Laboca) será ministrados pelos programadores Jarbas Jácome, Ricardo Brazileiro e Jeraman. Formados em ciência da computação, os profissionais já cogitavam um tipo de oficina onde pudessem transmitir ensinamentos para facilitar a entrada de artistas no universo da computação. O convite para participar deste evento acelerou a estruturação das oficinas.

A ideia é desmistificar a linguagem da programação. “Hoje em dia a programação é restrita a uma elite de especialistas. No início da computação pessoal, qualquer um que tinha um computador, programava. As interfaces de janelas e botões foram boas por um lado, mas tornaram as pessoas ignorantes. Nossa intenção é que qualquer pessoa que se interesse possa programar. Isso para um artista é fundamental”, esclarece Jarbas.

Ele conta que, a cada dia do laboratório, será focado numa tecnologia, de software ou hardware. “No primeiro dia a gente vai ensinar os princípios básicos de linguagem de programação. Cada participante vai criar seu próprio software de desenho”, conta. O resultado de cada laboratório será objeto de arte de natureza computacional. Ou seja, softwares ou hardwares produzidos coletivamente pelos participantes. As aulas serão no Memorial Chico Science (Pátio de São Pedro). Estão sendo disponibilizadas 18 vagas. Mais informações: 3232-2486.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s